Pular para o conteúdo principal

Arquitextualizando

''Eu não gosto da arquitetura do Niemeyer''eu disse ontem e disse também o porque, é claro.Sou da patota de arquitetos que prezam pela funcionalidade, forma encaixada no espaço seja ela qual for.Acredito que minha profissão é humana,tem profissionais que esquecem disso.Eu projeto, desenho, risco, traço,penso e soluciono para pessoas, sou do lado humano da força arquitetônica, do que vale forma,forma,forma, curvas e curvas ? onde está a funcionalidade este é o objetivo, é uma arquitetura de casca, fachada.( não falo de tudo, falo somento do que conheço).
Respeito aquele velhinho por ele ser quem é e ir até o fim com suas propostas (é só ver essa polêmica que ronda por aí sobre a praça da soberania), por ser ousado e fazer a engenharia dar grandes passos mostrando pra nós arquitetos ( sim já sou arquiteta mesmo sem diploma, pelo menos é isso que nossos professores nos disseram quando há 2 anos finalizamos nosso primeiro projeto completo ''considerem-se arquitetos) até onde podemos seguir com nossas mãos guiadas pela imaginação.A arquitetura de Niemeyer é uma arquitetura de comtemplação,como bom díscipulo de Lecor e Mies van der Rohe,( ele levou muito a sério) suas obras não incluem a 4º dimensão que é ,segundo meu admirado Bruno Zevi,a experiência espacial, o caminhar,o participar, o viver aquele espaço.
É uma arquitetura pra chocar, segundo suas próprias palavras, Niemeyer é muito Barroco, exagerê,tem projetos grandiosos mas nunca projetou uma residência unifamiliar ou uma casa popular e afirma
'' fudido não tem vez '' e concordo não vou negar que no geral só tem acesso aos nossos serviços pessoas com o padrão financeiro mais elevado... mas que tal mudarmos isso? começando pelas academias.Essa linha de pensamento tá sendo seguida na minha faculdade,todo ano projetamos loteamentos residencias pra familias de baixa renda, acho dignissímo!buscando soluções de materiais, baixos orçamentos, conforto acima de tudo.
As obras de Oscar apresentam uma escala
desumana ao invés de humana, espaços são desperdiçados pela forma que lhe são dadas, o Museu do Olho não me deixa mentir, ainda não pude vivenciar aquela obra mas através das plantas e cortes e um olhar bem treinado tento fazer essa leitura.As extremidades são espaços desperdiçados nada ali se aproveita não podemos caminhar até o limite do edifício porque aquelas duas semi-circunferências vão se fechando até chegarem num ponto convergente e ali se encontram,o pé direito te faz curvar a coluna.As obra de Brasília concretão branco no meio do descampado, não possui sombras, espaços verdes é só cimento,sol queimando a cabeça dos passantes, sem contar o microclima que se forma por ali aquilo é uma grande chapa quente.Niemeyer ignora o conforto ambiental, não faz uso da iluminação natural já que Brasília é uma cidade de dias claros, ventilação cruzada não existe em seus projetos. Como arquiteto Niemeyer é um excelente escultor senão o melhor e maior escultor de concreto do mundo.Ontem meu melhor professor me passou o bastão de ''crítica de arte'', disse que eu ainda vou brigar muito rs.Bem, de discutir sobre essas coisas eu gosto mesmo, me dá um prazer enorme poderia ficar horas .Crítica de arte quem sabe mas preciso dar grandes e trabalhosos passos.



Recomendo:.
- Saber ver a arquitetura - Bruno Zevi
-A Arquitetura da felicidade - Alain de Botton

Comentários

  1. apoiado companheiraaa... num curto isso de ''não à funcionalidade'' ''yes às fachadas loucas, sem lógica''... hehehehe...

    ResponderExcluir
  2. hahahsh! yeah Leandro meu f. Gery do norte.mas lembre-se das lógicas.gosto do gery ele pira com coerência hehe.aliás vc tb ,admiro a tua ousadia e disso aí pra mais!
    Nosso escritorio vai bombar deixa estar \o /

    ResponderExcluir
  3. Concordo. Até porque discordo e acho fantástico o Niemeyer, mas é entendível: eu sou a "artista plástica" e você a "arquiteta".


    :D

    ResponderExcluir
  4. prima, faz minha casa de graça ? AIUSDHAISUDHAUDHSAI. aqui em Porto Velho está tudo desabando, mas acho que os arquitetos não são culpados, aqui o problema é engenharia. apesar de imaginar que engenheiro e arquitetos caminham juntos.

    eu sempre achei isso do Niemeyer, mas não é minha área, então... nem argumento né ?

    soh concordo!

    ResponderExcluir
  5. Lita, achei isso na net por acaso, acho que vc vai gostar, vê só:

    http://www.smashingapps.com/2009/03/22/50-stunning-examples-of-architecture-photography.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário

dá pitaco

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte

Aí depois de tudo eu acordo engolindo seco Ao mesmo tempo que forço a garganta , forço também a mente ao tentar lembrar do que pensava antes de abrir os olhos... Já não tem acontecido tanto , tornou-se infreqüente. Coisa simples quanto mais simples mais complicadas. Só tem flashes,flashes! O cérebro se retorce ... espreme Uh! Flashes e rostos de gente que eu nunca vi na vida, quem são essas pessoas ? Coisa estranha... é gente , sorrisos , vozes ... elas são tão amigas ... Acredito, acho que vamos mesmo pra um mundo paralelo , o mundo onde se encontram todos que passam pela mesmo situação , essa que já fora explicada mas que continua intrigante pelo ao menos pra mim essa que chamamos de sonho.

Eii também sei.

17/03/07 '' Boas palavras '' , '' intelectualidade'' , eufemização dos dialógos , não me convencem... nunca convenceram. Esperanças pela auto-incriminação serão em vão. Sim que contradição , estou usando a decoração das palavras para simplismente dizer LAMENTO. Só quem um dia eu ser saberá e entenderá .