Pular para o conteúdo principal

24º

Era uma casa,dessas que as madeiras remendadas deixam toda a estrutura de pé,uma arquitetura absolutamente vernacular, vernacular do alto grau.No quintal um cachorro solto e na coleira esfolada,se via a vontade dele de ser livre,(falo daquela liberdade que vai além da desobediência).Havia também lama, dessas formadas pelo pisar de galinhas e sabe lá mais o que diabos... é diabos! porque Deus nessas horas não se vê,acho que Deus não está no que é feio( ou sim, ou talvez).Havia eu,que tinha medo de cachorro,mesmo havendo em mim, além do medo, a consciência de que ele não apresentava perigo algum( lhe faltavam forças e quem sabe dentes) mas ele esbanjava coragem no seu latido rouco e tímido.Antes de entrar bati palmas,a dona me olhou de '' cabo à rabo'' até focar a trena que eu segurava nas mãos e me recebeu, como todo morador desse tipo de casa nos recebe:no portão seguido de um ''fica à vontade e não repara a bagunça''.Mas eu realmente não tive o que reparar, tava tudo ali exposto de forma crua.Adentrei à casa (que parecia um labirinto),mil móveis velhos, aparelhos em desuso eram quase arcaicos,toca-fitas,toca long plays, televisão quebrada no balcão da cozinha( como se fosse objeto de ''decoração'')...roupas das crianças por toda a parte do chão.Eu sentia um nojo cru, que só a realidade te faz sentir e o mais incrível também que é o:não sentir nojo(ao mesmo tempo) pois de certa forma quanto mais podre,pobre,poluída é a cena,mais vemos reflexos nossos.
-Oi?, viemos lhes desapropriar...(não foi bem assim, não é assim que prega a psicologia)
-Eu já esperava...(ela dizia com um ar de foda-se tudo isso aqui, eu já não quero)
Fazendo surpreender com o desprendimento,eu não sei realmente onde estava o valor que ela agregava àquilo tudo, porque puxa vida...eram seus pertences,seu lugar,parte de sua vida.
Ela era mãe de 5 filhos( iniciamente solteira),mulher bonita, tinha os olhos claros, cabelos lisos e castanho-claro que nem o coque amarrotado na cabeça negou tinha um nariz afilado e um olhar triste e vago.Enquanto ela respondia um questionário chato e sócio-econômico eu caminhava anotando cada perímetro,metro,notando cada ponto na compania de duas crianças,a Nazaré que mal fala e de seu irmão, enquanto eu caminhava pela casa cheia de cômodos e remendos,notei várias fotografias do seu provável marido... estavam em todos os lugares (...)



Comentários

  1. graças pq essa de layout tá me fazendo arrepender haha culpa tua!

    ResponderExcluir
  2. O mal estar da modernização. Tenho pensado tanto nisso... Não só pq sou obrigada a ler mil livrinhos sobre o assunto para não reprovar em Ciência Política, mas também porque nossa realidade é tão crua e ao mesmo tempo tão não vista. E tão absurda. E tão sem solução. Fico pessimista.

    ResponderExcluir
  3. agooooooooora, eu consigo comentar.
    Eu fico imaginando, como deve ser entrar nessas casas e ver tanta coisa, tanta coisa "crua"..
    Mas também, não vamos jogar a deus tantas coisas, ele é apenas a imagem, que botamos a culpa de tantas coisas no mundo.
    Por mais feia e podre, que seja a casinha, no fundo ela não queria sair dalí.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

dá pitaco

Postagens mais visitadas deste blog

Passaporte

Aí depois de tudo eu acordo engolindo seco Ao mesmo tempo que forço a garganta , forço também a mente ao tentar lembrar do que pensava antes de abrir os olhos... Já não tem acontecido tanto , tornou-se infreqüente. Coisa simples quanto mais simples mais complicadas. Só tem flashes,flashes! O cérebro se retorce ... espreme Uh! Flashes e rostos de gente que eu nunca vi na vida, quem são essas pessoas ? Coisa estranha... é gente , sorrisos , vozes ... elas são tão amigas ... Acredito, acho que vamos mesmo pra um mundo paralelo , o mundo onde se encontram todos que passam pela mesmo situação , essa que já fora explicada mas que continua intrigante pelo ao menos pra mim essa que chamamos de sonho.

Eii também sei.

17/03/07 '' Boas palavras '' , '' intelectualidade'' , eufemização dos dialógos , não me convencem... nunca convenceram. Esperanças pela auto-incriminação serão em vão. Sim que contradição , estou usando a decoração das palavras para simplismente dizer LAMENTO. Só quem um dia eu ser saberá e entenderá .